Site da USP

Processo Seletivo

» Edital 1º semestre 2020
» Modelo de carta de recomendação para alunos estrangeiros

Prazos de Inscrição/Seleção:

As inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre ocorrem no mês de novembro do ano anterior e a prova escrita e entrevista em dezembro do ano anterior.

As inscrições do processo seletivo para o segundo semestre ocorrem na primeira quinzena do mês de maio do mesmo ano e a prova escrita e entrevista ocorrem na segunda quinzena do mês de maio do mesmo ano.

O programa possui duas opções:

Patologia Experimental: Poderá ser admitido nesta opção, o candidato portador de diploma de curso superior que tenha cursado disciplina Patologia Geral na estrutura do seu curso de graduação.

Patologia Humana: Esta opção é destinada a graduados em Medicina com Residência Médica em Anatomia Patológica.

O candidato à pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto deverá estabelecer um contato prévio com o programa de interesse a fim de definir projeto de pesquisa e orientador.
Todos os candidatos serão submetidos às seguintes etapas do processo seletivo:

Prova Escrita: IMPORTANTE: ALTERAÇÃO NO FORMATO DA PROVA ESCRITA: Todos os candidatos de Mestrado e Doutorado de Patologia Experimental e Patologia Humana serão submetidos a uma prova teórica com 25 testes de múltipla escolha que abrangerão os temas de Patologia Geral. Para essa prova escrita, os candidatos deverão estudar os capítulos de um a quatro e o capítulo sete do livro Robbins & Cotran (8º EDIÇÃO). A prova escrita vale de 0 a 10 sendo 6 a nota mínima de aprovação para o Mestrado e 7 a nota mínima de aprovação para o Doutorado.

Entrevista: Currículum Vitae e Arguição para Análise do Projeto de Pesquisa: Nessa etapa, será dada ênfase às atividades de pesquisa, principalmente publicações e iniciação científica, será realizado também a análise do Projeto de Pesquisa, tanto na sua forma quanto em seu conteúdo. Serão consideradas: a proposta científica, a metodologia, a viabilidade, o cronograma e a sua integração nas linhas de pesquisa do programa.

Nota Final: O candidato deverá ser aprovado nos três critérios para ser selecionado. A nota mínima de aprovação deverá ser 6 para o curso de mestrado e 7 para o curso de doutorado.

Condições obrigatórias para Inscrição:

O candidato à pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto deverá estabelecer um contato prévio com o programa de interesse a fim de definir projeto de pesquisa e orientador.
Os cursos são gratuitos, tendo apenas o custo de inscrição que no último semestre foi de R$214,00.
Condições obrigatórias para Inscrição:

1. Demonstrar proficiência em língua inglesa conforme normas específicas dos Programas e atestada por: TEAP, TOEFL, ALLUMINI, IELTS e CAMBRIDGE.

2. Estrangeiros deverão demonstrar também Proficiência em Língua Portuguesa atestada pelo CELPE-BRAS (http://www.mec.gov.br/sesu), outorgado pelo MEC e RECONHECIDO PELA PÓS-GRADUAÇÃO ou CONFORME “NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP”, item V, aprovada na USP em 08/2003 (consulte aqui).

3. Documentação (necessária para todos os Programas de Pós-graduação). ATENÇÃO: Cópias conferidas com o original com assinatura da pessoa que receber. Sendo assim, trazer original e cópia:

  • Requerimento fornecido no ato da inscrição e disponível online no site da CPG (digitada ou em letra de forma legível);
  • Diploma da Graduação (frente e verso) ou Atestado de Conclusão (constando obrigatoriamente, dia, mês e ano de conclusão e colação de grau);
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Diploma e Histórico Escolar do Mestrado, no caso de inscrição ao Doutorado;
  • 01 foto 3×4;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • RG (não serão aceitos Registros Profissionais nem o CNH);
  • Título de Eleitor;
  • CIC/CPF;
  • Documento Militar;
  • Curriculum Vitae (de preferência no Modelo LATTES http://www.cnpq.br, (DOCUMENTADO, PODE SER SEM ENCADERNAÇÃO). O Programa exige os comprovantes: trabalhos publicados e/ou aceitos para publicação, trabalhos apresentados em congresso, prêmios recebidos, iniciação científica (se houve bolsa comprovar também), monitoria, estágio na área de Patologia, participação em eventos do Programa de Patologia, estágio no exterior, etc;
  • Recibo do recolhimento de taxa de inscrição (Secretaria do Departamento);
  • Cópia do RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE (OBRIGATÓRIO);
  • Certificado de proficiência em Língua Inglesa (Nota mínima TEAP, para Mestrado: 6 e para Doutorado: 7);
  • Cópia de comprovação de Proficiência em Português para estrangeiros;
  • Certificado de Residência Médica em Patologia (somente para opção Patologia Humana);
  • Cópia do Projeto de Pesquisa com anuência (parecer) do potencial orientador credenciado no Programa;
  • Declaração de um docente credenciado no Programa aceitando orientar o candidato.

Para alunos estrangeiros de Mestrado uma carta de recomendação em formulário próprio (disponível na página do programa na Internet) e duas cartas para alunos estrangeiros de Doutorado.

OBS: TODOS OS CANDIDATOS DEVERÃO PARTICIPAR DAS DUAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO: PROVA ESCRITA E ENTREVISTA.

Bibliografia da Prova Escrita:
Patologia – 8ª edição
Autores: Robbins & Cotran
Caps. de 1 a 4 e cap. 7